FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Selo Verde: o que é e suas vantagens para a empresa
Selo Verde: o que é e suas vantagens para a empresa
11 ago 2022 - Por José Roberto da Silva, estagiário de Engenharia Ambiental
Selo Verde: o que é e suas vantagens para a empresa

Os Selos Verdes, também conhecidos como certificações verdes, são responsáveis por certificar que a empresa segue normas, procedimentos e diretrizes visando grandes resultados socioambientais. Portanto, os Selos Verdes certificam que a empresa possui um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo, que atua de forma sustentável e com responsabilidade socioambiental.

Existem diversas categorias de Selos Verdes, como na área de gestão de resíduos, biodiversidade, eficiência energética, gestão da água e construção civil. São exemplos de selos a certificação LEED e a ISO 14001, a LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação para construção civil, possui foco na sustentabilidade desde a elaboração do projeto, obra e operação das edificações.

A ISO 14001, elaborada pela International Organization for Standardization (ISO), é uma das certificações ambientais mais utilizadas no mundo, foi criada com o objetivo principal de especificar os requisitos e auxiliar as empresas, independente do seu porte, na implementação de um SGA que desenvolva práticas que reduzam o impacto de seus produtos e/ou serviços.

Quais são as vantagens para a empresa?

As vantagens e ganhos da adoção de selos verdes para a sua empresa são diversos, podemos citar alguns exemplos, como:

• Valoração da marca, que passa a ser mais respeitada e admirada pelo mercado;

• Fidelização de clientes;

• Redução de custos e desperdícios;

• Melhora o clima organizacional. Colaboradores mais engajados;

• Diminuição de impactos ao meio ambiente;

• Cumprimento com a legislação ambiental brasileira;

 

O PQA (Programa de Qualidade Ambiental)

Nesse sentido, a CMB Consultoria – Mineração e Meio Ambiente, desenvolveu o PQA (Programa de Qualidade Ambiental). O Programa foi elaborado com base na ISO 14001, com o intuito de implantar um Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a demanda de cada empreendimento, garantindo sua conformidade com as legislações ambientais vigentes, além de promover uma melhoria contínua do desempenho ambiental e produtividade. A implantação do PQA possibilita que o empreendimento consiga 3 selos verdes, referentes a cada etapa de implantação e desenvolvimento do Programa. As séries ou selos são: bronze, prata e ouro e para receber cada um deles o empreendimento deve atender os requisitos de cada série. Para exemplificar:  Quando uma empresa conhece todos os requisitos legais ambientais que deve atender, de acordo com sua atividade e potencial poluidor, e elabora programas para atendimento de todos eles, ela é certificada com o Selo Bronze. Quando o empreendimento atende os itens da série Bronze e implanta efetivamente todos os programas, ela recebe o Selo Prata. Por fim, quando todos os requisitos das séries anteriores são atendidos e a empresa também estabelece um Programa Socioambiental, com intuito de melhorar a comunidade que está inserida, ela passa a ter o Selo Ouro.

Se interessou pelos nossos selos? Entre em contato conosco para elaborarmos um plano de desenvolvimento e implantação do Programa de Qualidade Ambiental, possibilitando que seu empreendimento seja reconhecido quanto ao atendimento das legislações e ações desenvolvidas na área de meio ambiente.