FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
O que são Gases de Combustão
O que são Gases de Combustão
19 ago 2022 - Por Arthur Malaguti, Engenheiro Ambiental
O que são Gases de Combustão

Os gases de combustão são elementos extremamente importantes para monitorar, pois a sua emissão pode acarretar em diversos problemas.

Com isso em vista, o IAT - Instituto Água e Terra criou uma legislação (SEMA 016/2014) para se atentar aos níveis de emissões de gases de combustão. Portanto dentro de cada tipo específico de processo, onde irá gerar emissão atmosférica, foi colocado um limite de emissão, de acordo com a potência térmica nominal do equipamento e do material de queima.

Com esses limites conseguimos saber quais processos industriais emitem pouco ou bastante gases, e com isso podemos buscar melhorias para os mesmos.

Aqueles que são mais perigosos e mais robustos são mais rígidos os limites, também trazendo uma segurança para quem trabalha ou está perto de um equipamento que possui esse nível de emissão.

Durante uma queima, existe alguns gases principais que são lançados na atmosfera e os mesmos podem fazer mal a saúde e ao meio ambiente, os principais são: CO – Monóxido de Carbono, SOx – Monóxido e Dióxido de enxofre, NOx - Monóxido e Dióxido de nitrogênio e o O2 - Oxigênio, todos esses são monitorados e os limites de emissões são determinadas pela Resolução Sema 016/2014.

O conhecimento no nível desses gases é de extrema importância, pois o mesmo pode causar sérios danos ao seu entorno, saúde e ao planeta, caso esteja com a emissão descontrolada.

O seu monitoramento é realizado em pelo menos 10 a 15 amostragens de um minuto desses gases, onde nós da CMB Consultoria realizamos com o coletor Chemist 504S, e o mesmo registra as 15 análises em 15 minutos, onde é calculado a média dos valores e impresso, para podermos saber se está dentro do padrão de emissão.

Muitas vezes a indicação de Oxigênio para os gases de combustão não são atendidas perfeitamente, devido a variação de diversos fatores, mas para sempre conseguirmos comparar os padrões a uma oxigenação igual, além do limite do gás é dado em qual porcentagem de oxigênio o gás pode atingir, e para calcularmos isso, utilizamos a fórmula:

((21 - O2 Referencial) / (21 - O2 Encontrado)) * Concentração do gás = Concentração do gás no oxigênio de referência

Por exemplo, se foi encontrado um valor de 1005 mg/Nm³ de CO a 02 = 10%, sendo que o limite é 1000 mg/Nm³ de CO a 11% de O2, fazendo a conversão encontramos:

((21 - 11) / (21 - 10)) * 1005 = 913,63 mg/Nm3

Portanto, o valor encontrado nos diz que o equipamento monitorado está dentro dos padrões de emissão.

Entre em contato caso tenha alguma dúvida, estamos à disposição!