FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
O que é um Sistema de Gestão Ambiental ?
O que é um Sistema de Gestão Ambiental ?
07 jul 2022 - Por Engenheira Ambiental Raissa Moda
O que é um Sistema de Gestão Ambiental ?

O que é um Sistema de Gestão Ambiental?

 

De acordo com a Norma ISO 14001:2015 um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é o conjunto de elementos inter-relacionados de uma organização para estabelecer políticas, objetivos e processos para gerenciar os aspectos ambientais, cumprir requisitos legais, abordar riscos e oportunidades (ABNT, 2015).

E na prática o que isso significa?

Significa que o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é um conjunto de normas e procedimentos elaborados para auxiliar uma empresa a identificar, avaliar e controlar os impactos ambientais causados pela sua atividade.

Então apenas as grandes incorporações e organizações precisam de um Sistema de Gestão Ambiental?

Não! Todas as empresas que geram ou podem vir a gerar qualquer alteração no meio ambiente, em decorrência de suas atividades, podem desenvolver e utilizar regras e diretrizes que diminuam esses impactos, além de garantir o atendimento a legislação ambiental vigente. A implantação do SGA tem inúmeras vantagens, entre elas:

  • Utilização adequada dos recursos (equipamentos, materiais, mão de obra, etc);
  • Diminuição do risco de acidentes ambientais;
  • Atendimento da legislação ambiental;
  • Redução na geração de resíduos;
  • Aumento do envolvimento da liderança e comprometimento dos colaboradores;
  • Vantagem competitiva sobre os empreendimentos semelhantes.

A implantação de um SGA requer alto investimento financeiro?

Não! O desenvolvimento do Sistema deve considerar o porte financeiro do empreendimento, de forma que os procedimentos adotados sejam condizentes com a realidade orçamentária disponível para a implantação dos procedimentos e normas adotadas.

Nesse sentido, o Sistema de Gestão possibilita o gerenciamento de todos os aspectos ambientais da sua empresa, além de garantir o atendimento das legislações pertinenentes e aumentar a eficiência dos processos. A CMB Consultoria possui uma equipe técnica especializada no desenvolvimento de Sistemas de Gestão Ambiental e conta também com um Programa desenvolvido com objetivo de implantar o SGA de acordo com a demanda de cada empreendimento, o PQA – Programa de Qualidade Ambiental. Quer saber mais sobre o PQA? Fique de olho em nossas redes sociais ou entre em contato conosco para batermos um papo e sanar todas as suas dúvidas!

 

REFERÊNCIAS:

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Introdução à ABNT NBR ISO 14001:2015.