FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Importância da capacitação dos funcionários no gerenciamento de resíduos
Importância da capacitação dos funcionários no gerenciamento de resíduos
10 dez 2019 - Por CMB Consultoria
Importância da capacitação dos funcionários no gerenciamento de resíduos

O Cemitério e Crematório Parque das Allamandas realiza monitoramento ambiental de suas atividades com a CMB Consultoria desde sua implantação e sabe da importância em capacitar seus funcionários para o correto gerenciamento de resíduos.

No último dia 14 de junho foi realizado o treinamento dos funcionários conforme prevê o Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS).

Os treinamentos devem possuir atribuições claras, para que estejam conscientes da importância do cumprimento da política e objetivos, das exigências legais e de outras definidas pela empresa.

O conhecimento de como manusear os resíduos, preserva a saúde, a integridade física e o bem estar de todos os funcionários e clientes do empreendimento além de ajudar na preservação do meio ambiente.

Regularmente deve ser realizado treinamento aos funcionários sobre o manuseio de resíduos considerando os seguintes aspectos:

  • Disponibilização de informações sobre a característica e risco inerentes ao trato de cada tipo de resíduo, demonstrando os riscos a saúde e também a importância social e ambiental do correto gerenciamento dos resíduos;
  • Orientação aos funcionários sobre a execução na coleta, transporte e armazenamento, orientando, disponibilizando e fiscalizando a utilização de equipamentos de proteção individual necessária a cada atividade.
  • Quanto ao manuseio e acondicionamento, se realizado de forma correta possibilitam a reutilização ou reciclagem, sendo importante a separação realizada no local de geração, separando os resíduos que possam gerar condições perigosas, prevenindo a mistura de resíduos recicláveis e não recicláveis.

A educação ambiental contribui para um melhor resultado do PGRS, podendo ser realiza da através de cartazes ilustrativos, lembretes próximos à execução e cartilhas explicativas referentes ao meio ambiente e ao correto gerenciamento de resíduos.