FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Estudo de passivo ambiental para encerramento de aterros sanitários
Estudo de passivo ambiental para encerramento de aterros sanitários
21 jul 2022 - Por Cleuber Moraes Brito, geólogo
Estudo de passivo ambiental para encerramento de aterros sanitários

  Quando um aterro sanitário se encontra na fase final de operação e será encerrado em breve é necessário um estudo hidrogeológico e de passivo ambiental para determinar a existência de pluma de contaminação de água e solo.

  No Estado do Paraná, a PORTARIA IAP N° 260/2014 define os documentos, projetos e estudos ambientais, exigidos nas etapas de licenciamento ambiental de aterros sanitários, incluindo aqueles para encerramento dos aterros sanitários.

  O ANEXO X, apresenta o Termo de referência para elaboração do Plano de Encerramento e Recuperação Ambiental da Área de Disposição Final de Resíduos Sólidos, visando o controle da poluição, da contaminação e a minimização de seus impactos ambientais.

  Neste caso, são realizadas sondagens de solo para investigação e coleta de amostras para envio ao laboratório para análises de parâmetros que excederam os limites de intervenção.

  Também são identificadas no local e seu entorno, drenagens, nascentes, poços tubulares e cacimba, para coleta e avaliação da qualidade das águas e se estas foram afetadas.

  Em alguns casos, levantamentos geofísicos por investigação através do método de Resistividade, podem identificar mais claramente e espacialmente a presença de plumas de chorume.

  Os levantamentos hidrogeológicos avaliam a extensão e os mecanismos de possível contaminação pelas operações de aterros de resíduos, tão comuns nas cidades.

  A CMB Consultoria, com equipe técnica qualificada de geólogos, geofísicos e engenheiros ambientais, realiza os estudos necessários para avaliação e encerramento de aterros sanitários.

  Entre em contato conosco e peça sua avaliação.