FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Como saber se um laboratório de análises ambientais é confiável?
Como saber se um laboratório de análises ambientais é confiável?
17 mar 2022 - Por Marcos Cordeiro, engenheiro ambiental
Como saber se um laboratório de análises ambientais é confiável?

Imagine a seguinte situação: sua empresa acaba de fazer uma análise com um laboratório contratado para monitorar a qualidade de um efluente, emissão atmosférica ou outra matriz ambiental. Na hora do licenciamento, entretanto, descobre que o mesmo não tinha acreditação para isso e, portanto, seus resultados não são válidos para o órgão ambiental. Ou ainda o laboratório possui acreditação, mas para outros parâmetros e metodologias, diferentes do que você precisa.

Ninguém espera passar por isso, mas para não correr riscos devemos ter cuidado ao escolher qual laboratório contratar para realizar as análises ambientais. Esse artigo vai te ensinar como.

Os laboratórios e a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025

No Brasil, laboratórios que desejam comprovar a confiabilidade e credibilidade dos seus resultados são acreditados segundo a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, que apresenta requisitos para determinar a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

Essa acreditação é realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia – Inmetro, o organismo do governo responsável pela acreditação de laboratórios em todo o país.

E aqui entra uma dica muito importante: a principal forma de reconhecer a competência de um laboratório é saber se o mesmo possui acreditação pelo Inmetro segundo as normas de gestão da qualidade.

Para nossa sorte, fazer essa consulta não é difícil. O Inmetro possui um cadastro de todos os laboratórios acreditados na internet. Você pode acessar clicando aqui.

Entretanto, em alguns estados brasileiros ser acreditado não é o único requisito que um laboratório precisa ter para que você possa usar seus resultados em um processo nos órgãos ambientais, como um licenciamento ambiental por exemplo.

Os laboratórios e os órgãos ambientais estaduais

No estado do Paraná, por exemplo, laboratórios cujos ensaios subsidiem estudos que façam parte de processos nos órgãos ambientais - análises de água e efluente, de solo e emissões atmosféricas, por exemplo – devem possuir o Certificado de Cadastramento de Laboratório – CCL, emitido pelo Instituto Água e Terra do Paraná – IAT.

Consultar os laboratórios que possuem CCL no Paraná também é fácil, basta acessar esse portal com todos os cadastros vigentes.

Mas preste atenção: laboratórios com CCL também devem ser acreditados pela ISO 17025 obrigatoriamente!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato através dos nossos canais de atendimento que vamos te ajudar!