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Como funciona a Gestão da Qualidade em um Laboratório
Como funciona a Gestão da Qualidade em um Laboratório
28 jul 2022 - Por Marcos Cordeiro Moreira, engenheiro de Meio Ambiente
Como funciona a Gestão da Qualidade em um Laboratório

Organizar a rotina de um laboratório não é uma tarefa simples. O gestor precisa se preocupar em entregar os resultados com a confiabilidade e imparcialidade necessárias, além de armazenar e processar todas as informações que garantem a qualidade do serviço prestado.

Muitos clientes de laboratórios não conhecem o que está por trás do serviço prestado, que vai muito além da coleta dos dados e análise em laboratório.

Esse artigo ilustra um pouco do trabalho que existe nos laboratórios para garantir a satisfação dos clientes e o atendimento às Normas de Gestão da Qualidade.

A ISO 17025 e a Gestão da Qualidade em um Laboratório

O conceito de Qualidade é muito amplo. Ele está presente em muitas situações do nosso cotidiano e por isso é complicado encontrar um significado único para explicar se um produto ou serviço tem qualidade ou não.

Porém, em relação ao serviço dos laboratórios a Qualidade é muito bem definida na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Essa Norma estabelece uma série de requisitos cujo atendimento significa que um laboratório possui, de fato, Gestão da Qualidade dos seus serviços.

Para muitas situações, como a realização de ensaios de Material Particulado Total – MPT, o atendimento da ISO 17025 é obrigatório por lei. Nesse caso, o laboratório interessado deve passar por um processo de Acreditação, no qual o órgão competente avalia se o mesmo cumpre todos os requisitos necessários.

Um laboratório acreditado deve atender, por exemplo, aos requisitos de Imparcialidade e Confidencialidade, importantíssimos para garantir que os resultados encontrados são confiáveis. Além disso, deve realizar auditorias internas e externas periodicamente que avaliam todos os procedimentos.

Gestão de informações do Laboratório

Outro ponto importante na Qualidade para um Laboratório é a gestão das informações. Desde a coleta dos dados, até a análise e a divulgação dos mesmos ao cliente deve haver evidências de todas as tarefas realizadas.

Isso significa, por exemplo, garantir o controle das condições ambientais (quando aplicável), a calibração e manutenção dos equipamentos utilizados, a capacitação dos técnicos envolvidos, o controle de todos (todos mesmo!) os documentos e registros gerados internamente, entre outros critérios.

Atualmente, muitas empresas tem utilizado softwares com o intuito de gerenciar com mais eficiência as informações internas e dos clientes. Eles são conhecidos como LIMS – Laboratory Information Management System, que em português significa Sistema de Gestão de Informações de Laboratórios.

A Política e os Objetivos da Qualidade

Todo laboratório acreditado segundo a Norma ISO 17025 precisa definir Política e Objetivos da Qualidade. Esses dois elementos servem como a base de valores para todas as tarefas do Laboratório.

A Política da Qualidade é uma declaração do propósito da empresa e fornece estrutura para atingir os Objetivos da Qualidade.

A Política contém os pilares básicos para que a empresa tenha boas práticas profissionais, foco na satisfação do cliente, atendimento aos requisitos da Norma, melhoria contínua e capacitação dos profissionais envolvidos, entre outros princípios.

No dia-a-dia do laboratório, a Política e os Objetivos da Qualidade funcionam como norte para todas as atividades desenvolvidas, inclusive sendo mencionados sempre que necessário nas reuniões com os funcionários e Diretoria.

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