FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Avaliação ambiental de terrenos com potencial de contaminação
Avaliação ambiental de terrenos com potencial de contaminação
11 mar 2022 - Por Cleuber Moraes Brito, geólogo pela Universidade Federal da Bahia - UFBA
Avaliação ambiental de terrenos com potencial de contaminação

 A Caixa Econômica Federal, com o objetivo de consolidar e ampliar a sua atitude de responsabilidade socioambiental, tem exigido dos projetos de empreendimentos imobiliários que ela financia, avaliações ambientais dos lotes quando este possui nele ou no seu entorno elementos potencialmente poluidores.

 Baseado no conceito de passivo ambiental a Caixa lançou o Guia Caixa de Sustentabilidade Ambiental, Caderno 2 – Gerenciamento de riscos em empreendimentos imobiliários (acesse o Guia aqui) – com o roteiro dos trabalhos que devem ser desenvolvidos no local, que baseados na legislação federal e estadual, buscam identificar as áreas contaminadas e evitar que sejam utilizadas para fins residenciais, evitando exposição e riscos à população de substâncias tóxicas e nocivas a saúde.

  A metodologia está baseada em vistoria de terreno, levantamento básico, investigação confirmatória e a remediação, se confirmada a área contaminada, que neste caso, não poderá ser utilizada para fins residenciais.

FIGURA. Procedimento de gerenciamento de terrenos contaminados ou com suspeita de contaminação e intenção de reabilitação para uso residencial.

Fonte: Guia CAIXA

 

 Nas áreas urbanas, os principais riscos são: proximidades com cemitérios, aterros sanitários, antigos locais de descarte irregular de resíduos perigosos, depósitos de combustíveis, antigas indústrias. Na área rural, aterro de embalagens de agrotóxicos e granjas.

 A CMB Consultoria oferece os estudos de Avaliação ambiental de terrenos com potencial de contaminação com equipe treinada para todas as etapas, contribuindo para que os clientes viabilizem seus projetos e empreendimentos imobiliários junto a CAIXA.